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PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE HIPOTONIA

Bibiana da Silveira dos Santos Machado

Perguntas e respostas realizadas no site https://www.candokiddo.com/ , o site é de uma terapeuta ocupacional que tem uma filha chamada "Maeve" que possui hipotonia.



P: O que é hipotonia?

Em suma, hipotonia (“baixo tônus ​​muscular”) significa que os músculos têm menos tensão em repouso do que deveriam.

O baixo tônus ​​muscular é diferente da fraqueza muscular, que descreve a tensão nos músculos quando eles estão trabalhando ou contraídos. A maioria das crianças com hipotonia apresenta alguma fraqueza muscular, e isso pode ser melhorado significativamente com terapia de fortalecimento.

O tônus ​​muscular é controlado pelo cérebro e não muda significativamente com o exercício (embora uma criança possa parecer estar melhorando muito como resultado do fortalecimento).

Crianças com hipotonia tendem a ser moles, moles, moles. Segurar elas é ​​como segurar manteiga quente. Particularmente quando ela está fisicamente cansada. Pessoas com hipotonia precisam trabalhar mais para se manter de pé e se mover contra a gravidade. Muitos têm articulações frouxas (hipermóveis).


P: Por que seu bebê tem hipotonia?

Boa pergunta! Sem uma boa resposta!

A hipotonia é um sintoma, não uma doença. Na verdade, é um sintoma muito comum de MUITAS (centenas) de síndromes e doenças. E também pode ser inexplicável (hipotonia benigna congênita).


P: Como você sabia que seu bebê tinha hipotonia?

Duas isenções de responsabilidade importantes aqui, amigos:

Frequentemente, uma criança é inicialmente suspeitada de ter hipotonia quando ela se atrasa significativamente em relação aos marcos eretos - atrasos em sentar, ficar em pé e andar.

Estes sinais individuais juntos criam um padrão ou quadro clínico mais amplo. Qualquer um ou dois deles isoladamente não seriam necessariamente alarmantes ou significariam hipotonia.


  • 4 meses: articulações do quadril muito flexíveis; a posição do quadril em repouso foi quase dividida; com quase nenhuma resistência, os quadris e tornozelos podem ser dobrados muito além da amplitude normal de movimento.

  • 5 meses: durante o Tummy Time, não pressiona as mãos para levantar o peito; não consegue rolar de barriga para trás, apesar de tentar, devido à posição muito ampla do quadril; hiperextensão do pescoço no Tummy Time (descansaa parte de trás da cabeça sobre os ombros / parte superior das costas em vez de usar a força do pescoço para manter a cabeça erguida)

  • 6 meses: não suportava peso pelas pernas, quando apoiado na vertical

  • 7 meses: costas muito arredondadas na posição sentada, dificuldade em levantar a cabeça com as mãos e joelhos apoiados, os quadris parecem derreter por baixo da criança; difícil de segurar - mole, parece cair de você quando a segura, e quadris largos e soltos para conseguir uma boa sustentação em seu quadril

  • 8 meses: não emite sons consonantais (sem sons de b, d, p, m), equilíbrio sentado ainda muito fraco e sem reflexos de proteção ao cair para trás (pancadas muito fortes na cabeça caindo da posição todos os dias); cansa-se fisicamente facilmente; parece precisar de mais apoio para sentar, posições W muito dominantes ou meio W sentado

  • 9 meses: ainda apresenta atraso de cabeça quando puxado para sentar, instabilidade/hipermobilidade da articulação do tornozelo, posição do quadril muito ampla ao engatinhar (engatinhando na parte interna dos joelhos)


P: Quem diagnosticou seu bebê com hipotonia?

Um clínico geral, um pediatra ou um especialista como um neurologista podem diagnosticar a hipotonia. Os fisioterapeutas não podem diagnosticar oficialmente as condições médicas, mas o que geralmente acontece é que a avaliação do terapeuta inclui descobertas e um plano de tratamento. Esse laudo é enviado e assinado pelo médico de referência e a terapia ocorre sob o diagnóstico que foi consentido pelo médico.


“Discuti as preocupações sobre as articulações hipermóveis de Maeve com nosso pediatra aos 6 meses e concordamos em adotar uma abordagem conservadora e observar como ela progrediu nos próximos marcos eretos - sentar, ficar em pé, andar - com a "Terapia da mamãe" em casa (reconhecidamente uma grande vantagem de ser um terapeuta pediátrico!).

Sweet girl tinha cerca de uma hora de terapia motora e sensorial comigo todos os dias e eu estava DETERMINADO que ela iria engatinhar. Trabalhamos muito, muito, muito e ela começou a se sentar e engatinhar, mas pude ver que se mover contra a gravidade era muito difícil para ela e que ela estava usando muitas compensações (soluções alternativas menos do que ideais para movimentos e posições que eram difícil para ela). Então, aos 8 meses, solicitei uma avaliação de fisioterapia para me dar algumas idéias adicionais para ajudá-la em casa e orientações para apoiar suas articulações hipermóveis.”



P: O desenvolvimento dela está atrasado por causa da hipotonia?


Se a criança não engatinhar teria sido encaminhada para o fisioterapeuta entre 12 e 18 meses por atraso nas habilidades de pré-caminhada. Este é o cronograma mais comum para crianças com hipotonia, porém os estímulos podem iniciar antes.



“Maeve não se atrasa com seus marcos. Ela sentou-se aos 6,5 meses. Ela engatinhou com 7,5 meses. Ela ficou com apoio aos 8 meses. Ela começou a cruzar móveis aos 9 meses. E ela está atualmente sem suporte aos 11 meses. Em uma avaliação completa do desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas, ela não se qualifica como tendo um atraso (2 desvios-padrão abaixo da pontuação normal). Mas ela pontua "em risco" nos questionários de triagem curtos dados no consultório do pediatra. E Maeve tem recebido pelo menos uma hora de terapia em casa por dia desde os 6 meses de idade. Iniciou a fisioterapia aos 9 meses de idade. Ela recebeu órteses (SMO) aos 10 meses de idade. Esses apoios vieram muito cedo, e a quantidade de terapia que ela recebe é uma vantagem. Ela começou a fisioterapia, não porque estava atrasada nos marcos, mas porque os olhos de sua mãe terapeuta viram um mau posicionamento e má qualidade de movimento nos marcos que ela estava atingindo e queria mais apoio para ela.”


P: Por que ela usa sapatos?

Porque a hipermobilidade articular significa que ela não tem o nível mínimo de estabilidade nos pés e tornozelos necessário para manter os ossos em bom alinhamento. Então ela precisa de apoio externo (que crianças com articulações normais não precisam)

A criança também precisa de sapatos para usar suas SMOs/ órteses.

Os SMOs oferecem mais estabilidade e suporte e minimizam a pronação. Eles ajudam seus movimentos e protegem as articulações de ficarem permanentemente desalinhadas. Um fisioterapeuta pediátrico normalmente determina se as órteses são recomendadas para uma criança.


P: O que a terapia faz pela hipotonia dela?

As principais coisas em que trabalhamos são melhorar a força e a estabilidade

Seu fisioterapeuta monitora as órteses quanto ao tamanho, tolerância e necessidade.

Uso de shorts especiais para diminuir a abertura do quadril, quando dorme para evitar que eles fiquem muito abertos.


P: A hipotonia dela desaparecerá?

A hipotonia benigna congênita leve pode melhorar um pouco com o tempo, mas a hipotonia não tende a desaparecer completamente.

O objetivo da terapia é fortalecer e melhorar a coordenação dos músculos, bem como o processamento sensorial da entrada proprioceptiva (pressão e alongamento) dos músculos e articulações. Músculos fortes ajudam a estabilizar as articulações hipermóveis. Músculos fortes ajudam um corpo que precisa trabalhar mais para ficar em pé e se mover contra a gravidade.


“É normal perceber a criança mais forte como resultado de todo o seu trabalho árduo e dos apoios que recebe. Porém quando seu corpo está em repouso - no carrinho ou sendo carregada - ela volta ao estado de macarrão mole.”


Se você suspeita que seu filho pode ter hipotonia, fale com o médico do seu filho.

Minhas maiores recomendações para essa conversa são

(1) trazer fotos ou vídeos do que você vê seu filho fazendo (ou não fazendo) que o preocupa.

(2) (2) inicie a conversa de um lugar de curiosidade em vez de ansiedade.

(3) Faça perguntas ao seu médico - você percebe ...? Devo me preocupar com ...? Existem maneiras de obter mais suporte? Um especialista ou terapeuta ajudaria?


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